Apostas Galgos

Fundo Menu
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Sociologia

Sociologia é uma ciência moderna que estuda a sociedade, com base na interação social entre os indivíduos e a colaboração de outras áreas, como a psicologia e a antropologia.

Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

Sociologia é uma ciência situada dentro do conjunto das ciências humanas. O objetivo da sociologia é estudar, entender e classificar as formações sociais, as comunidades e os agrupamentos humanos, para que outras ciências e técnicas possam apresentar propostas de intervenção social que resultem em melhorias na sociedade. Nesse sentido, educadores, médicos, psicólogos, engenheiros, arquitetos, urbanistas, juristas, advogados, publicitários, jornalistas, economistas, enfim, quase todos os profissionais e pesquisadores de quase todas as áreas necessitam das teorias apresentadas pela sociologia.

A sociologia é feita por meio da investigação científica das estruturas sociais.
A sociologia é feita por meio da investigação científica das estruturas sociais.

Veja também: Desigualdade social: tema amplamente discutido no âmbito sociológico

Tópicos deste artigo

Como surgiu a sociologia

A partir do século XV, a sociedade europeia vê-se em um turbilhão de mudanças significativas. Em primeiro lugar, temos o surgimento do capitalismo em sua forma mercantilista — quando os Estados recém-formados e unificados começam a traçar acordos comerciais e estabelecer novas rotas para compra e venda de produtos. Ademais, temos uma classe social que havia surgido no fim da Idade Média e começava a fortalecer-se, sobretudo em alguns lugares da Europa, como França e Itália, devido à participação no comércio mercantilista: essa classe é a burguesia.

O fortalecimento da burguesia levou ao maior investimento na navegação e na descoberta de novas rotas comerciais pelos oceanos. Todo esse processo culminou na chegada e colonização dos povos europeus (em especial portugueses, espanhóis e, mais tarde, ingleses) em terras do continente americano, que até então eram desconhecidas pelos povos da Europa, da Ásia, da Índia e da África.

O contato do homem branco com os nativos da América despertou nos europeus, detentores de uma maior tecnologia para a época em alguns aspectos, a ideia de que eram superiores culturalmente. Ao mesmo tempo, o europeu tinha curiosidade pela cultura e pelo modo de vida dos povos americanos, o que levou os primeiros exploradores das terras americanas a tentarem entender e classificar a cultura nativa.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Isso resultou em um contato extremamente etnocentrista, pois o europeu via o nativo como inferior. Não obstante, esse contato também serviu como base para os primeiros sinais de um conhecimento que mais tarde fará parte do amplo conjunto de estudos, que, junto à sociologia, faz parte das ciências sociais: a antropologia.

Mais tarde, a Europa viveu outras revoluções, dessa vez mais rápidas e intensas: a Revolução Francesa e a Revolução Industrial. Na Inglaterra começam a surgir as primeiras indústrias, empreendidas por uma parte da burguesia que havia enriquecido muito com o comércio e com o empréstimo de dinheiro. No início do século XIX, o modo de produção industrial tomava conta de grandes centros urbanos europeus, como Londres e Paris.

Por conta disso, houve intenso êxodo rural nesses locais, o que ocasionou uma explosão demográfica, seguida por vários problemas sociais decorridos da falta de emprego para todos: fome, miséria, violência, condições precárias de saneamento e, consequentemente, alastramento de epidemias. A vida nos centros urbanos para a população mais pobre era caótica. Mesmo para aqueles que conseguiam trabalhar nas indústrias, a vida era difícil, devido à desumana exploração de sua mão de obra por parte da burguesia, o que resultou em exaustivas jornadas de trabalho e baixa remuneração.

No final do século XVIII, a Revolução Francesa causou um longo período de instabilidade política para os franceses, que, após o fim do Antigo Regime (a monarquia), viram-se diante de um vazio político que resultou em diversas experiências políticas, muitas das quais fracassaram. O cenário era de instabilidade política e econômica, fome, violência e desordem social.

Diante disso, o filósofo francês Augusto Comte idealizou um projeto de melhoria e progresso social com base em um movimento que ficou conhecido como positivismo. O positivismo tinha como objetivo trazer o progresso à sociedade por meio do avanço científico, tecnológico, da ordem social e da disciplina individual.

Auguste Comte foi o criador do positivismo.
Auguste Comte foi o criador do positivismo.

Para concretizar o seu projeto, Comte aceitou como necessária a criação de uma nova ciência que, tal como as ciências naturais, estudasse e classificasse a sociedade, a fim de entendê-la e modificá-la. No início, essa ciência foi batizada por Comte de física social. Mais tarde, ela seria nomeada pelo mesmo pensador como sociologia, que significa: ciência da sociedade. Assim, Comte ficou conhecido como o “pai” da sociologia.

Apesar de propor a criação da ciência da sociedade, o trabalho de Comte, assentado no positivismo, não foi capaz de estabelecer um método preciso e único para o correto funcionamento da sociologia, pois não avançou muito além da especulação e da problematização filosófica. Diante disso, o escritor, professor, psicólogo e filósofo francês Émile Durkheim, ao resgatar e criticar o positivismo de Comte, estabelece o primeiro método de análise sociológica, baseado no que o pensador chamou de reconhecimento dos fatos sociais.

Esse feito foi considerado o estabelecimento da sociologia como ciência bem estruturada, o que tornou Durkheim o primeiro sociólogo de fato. Esse, que era professor universitário, também introduziu a sociologia como disciplina no Ensino Superior, nos cursos de Direito, Psicologia e Pedagogia.

Além de Durkheim, Karl Marx e Max Weber apresentaram métodos significativos para os estudos sociológicos, o que colocou esses três pensadores como a tríade da sociologia clássica. Para Marx, a sociologia deveria basear-se na produção material da sociedade, vista pelo pensador como uma histórica luta de classes entre exploradores e explorados, o que deu origem ao método materialista histórico dialético. Para Weber, a sociedade era composta pelo conjunto de ações humanas individuais, que deveriam pautar-se por modelos ideais para que fossem analisadas e comparadas.

O trabalho de Max Weber influenciou as áreas da sociologia, filosofia, ciência política, administração e do direito.
O trabalho de Max Weber influenciou as áreas da sociologia, filosofia, ciência política, administração e do direito.

Por meio dos três primeiros métodos clássicos, a sociologia desenvolveu-se e incorporou a si o estudo de outras ciências que, juntas, compõem o conjunto das ciências sociais. São elas: a antropologia, a ciência política e a economia. Para aprofundar-se mais no tema, leia o texto: Surgimento da sociologia.

Para que serve a sociologia

A importância da sociologia é compreendida com base em seu modelo utilitário, o que a difere da filosofia. Enquanto esta se apresenta como um conjunto de saberes não organizados cientificamente e que têm uma finalidade em si mesmos, ou uma finalidade no próprio conhecimento, aquela é uma ciência. Enquanto ciência, a sociologia tem uma finalidade exterior a si.

O trabalho do sociólogo serve para identificar, classificar e analisar a organização social como um todo. Partindo do comportamento individual (com elementos da psicologia) e do comportamento social, o sociólogo tenta compreender a sociedade a fim de apresentar teorias que possam permitir a intervenção social por meio de outras ciências e técnicas.

A sociologia tenta entender a sociedade como um todo, mas busca elementos nas suas áreas afins, como a economia (que estuda os aspectos econômicos gerais de uma sociedade, como produção e relação financeira), a antropologia (que estuda o ser humano por meio sua cultura e de suas origens) e a ciência política (que se dedica a entender as organizações políticas e os modos de organização do ser humano em sociedade, envolvendo noções como governo, Estado etc.).

Os resultados científicos obtidos pela sociologia servirão de base para a intervenção social de outros profissionais de outras áreas do conhecimento. Um jurista ou um advogado, por exemplo, precisam conhecer bem essa área para que tenham uma visão maior e mais ampla dos crimes e das leis, entendendo esses elementos como peças de uma complexa sociedade. Um arquiteto urbanista precisa compreender a sociedade e suas organizações para estabelecer os melhores meios de projetar casas e cidades que melhor satisfaçam as necessidades sociais.

Quando um médico depara-se com uma possível epidemia ou com a simples repetição de doenças e sintomas, ele pode aliar os estudos de diagnóstico clínico individual nos pacientes aos conhecimentos sociológicos, para tentar compreender uma possível origem social dos problemas de saúde.

Acesse também: Intolerância religiosa: uma questão enraizada na sociedade

O que a sociologia estuda

O sociólogo tem a missão de estudar a sociedade como um todo organizado por pessoas em comunidades. Os meios para isso são hoje os mais variados, o que permite ao profissional em questão tentar compreender vários aspectos sociais, como violência, globalização, guerras, consumo, expectativa de vida, organização das cidades, exclusão social etc.

A sociologia tem como objetivo a compreensão da sociedade.
A sociologia tem como objetivo a compreensão da sociedade.

Os métodos para essa compreensão também são variados. Como a sociologia é uma ciência, ela precisa de garantias metodológicas para que o seu trabalho seja confiável. Por isso, é necessário que o sociólogo atente-se para padrões de repetição dos fenômenos, a fim de estabelecer um padrão de comportamento social. Além disso, o sociólogo utiliza dados fornecidos por entrevistas individuais com pessoas de um mesmo grupo social ou de grupos diferentes e, como ferramenta de comparação, utiliza um ramo da matemática chamado estatística.

Leia também: Direitos humanos: categoria de direitos básicos e inalienáveis

Sociologia e psicologia

Em alguns aspectos, podemos dizer que a sociologia e a psicologia caminham juntas e que têm métodos parecidos, porém com amplitudes diferentes. Enquanto a sociologia busca compreender o social, a psicologia procura a compreensão do individual. Enquanto a sociologia busca compreender uma sociedade por meio de seus indivíduos (e recorre à psicologia para compreender o que é da ordem do individual), a psicologia busca entender o indivíduo baseando-se muitas vezes na sociedade em que esse está inserido (recorrendo à sociologia para tal compreensão).

Sociologia e filosofia

Muitas pessoas pensam que sociologia e filosofia são a mesma coisa ou que são essencialmente parecidas. Essa crença, no entanto, é fruto de uma generalização do senso comum. Assim como as outras tantas ciências, a sociologia surgiu graças a um trabalho filosófico iniciado pelos primeiros pensadores ocidentais no século VI a.C. No entanto, são várias as especificações que a tornam uma ciência e um ramo do saber completamente distinto da filosofia.

Muitas vezes os sociólogos recorrem à filosofia para desenvolverem seus estudos. No entanto, somente isso não é suficiente para estabelecer um vínculo de igualdade entre as duas áreas do saber, inclusive porque, enquanto a sociologia é considerada uma ciência, a filosofia é considerada um conjunto teórico de conhecimentos que visam produzir e movimentar o saber teórico e abstrato.

 

Por Francisco Porfírio
Professor de Sociologia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

PORFíRIO, Francisco. "Sociologia"; Apostas Galgos Galgos Escola. Disponível em: http://grammatiche.com/sociologia. Acesso em 25 de junho de 2022.

Videoaulas


Artigos Sociologia


O Termo raça caiu em desuso
Sociologia

A fantasia das três raças brasileiras

O que diz o Mito das três raças.

Os determinantes sociais não estão ligados diretamente ao âmbito da saúde, mas influenciam a vida humana
Sociologia

A importância da análise dos determinantes econômicos, sociais e políticos para a formulação de políticas sociais e de saúde

Saiba como os determinantes econômicos, sociais e políticos influenciam na formulação de políticas sociais.

O crescimento da industrialização no Apostas Galgos Galgos proporcionou a inclusão da mulher no mercado de trabalho
Sociologia

A mulher e o mercado de trabalho

O crescimento da quantidade de mulheres no mercado de trabalho.

O enforcamento é ainda utilizado em diversos países como punição por crimes considerados hediondos
Sociologia

A pena de morte é a solução para crimes violentos?

Será que a pena de morte é realmente uma saída para resolver nossos problemas sociais? Clique e confira um debate sobre esse tema!

A sociedade estamental era o tipo de estrutura social que se dividia em estamentos e não permitia a ascensão social
Sociologia

A sociedade estamental: as funções de cada estamento

Compreenda como funcionava a sociedade estamental e a organização de cada estamento.

Sociologia

A Sociedade, o Indivíduo e a Educação que Temos e Queremos

Análise da sociedade, do indivíduo e da educação.

A adoção é um processo que prioriza o bem-estar da criança e do adolescente
Sociologia

Adoção no Apostas Galgos Galgos

Saiba mais sobre o processo de adoção no Apostas Galgos Galgos. Clique aqui!

A economia Analisa como a sociedade administra os recursos escassos
Sociologia

Algumas noções sobre a Apostas Galgos Galgos enquanto ciência

Confira aqui uma discussão acerca de algumas noções sobre a Apostas Galgos Galgos enquanto ciência.

Sociologia

Alteridade

Clique aqui para entender o conceito de alteridade e a importância dela para a formação de uma sociedade democrática e tolerante.

Sociologia

Anarcocapitalismo

Entenda um pouco mais sobre o anarcocapitalismo. Explore quais são as ideias centrais para ampliar seus conhecimentos no campo da filosofia política.

Godwin e Bakunin defendiam a extinção de qualquer autoridade que limitasse a ação humana
Sociologia

Anarquismo

Clique aqui para saber o que foi o anarquismo, quem foram os seus idealizadores, e o que é um pensamento político anarquista.

Sociologia

Antropologia

Clique aqui para conhecer um pouco sobre a antropologia, uma vertente de estudos das ciências sociais que surgiu no século XIX como ferramenta da sociologia.

Sociologia

Apropriação cultural

Conheça um pouco sobre apropriação cultural e quais as suas consequências, além de conferir alguns exemplos.

John Locke - Pai do pensamento liberal
Sociologia

As bases do Estado e do pensamento liberal

Para John Locke, pai do pensamento liberal, o Estado tem como função a conservação dos direitos naturais do homem.

Brahmin e Shudra: posições opostas do sistema de castas indiano
Sociologia

As castas indianas

O sistema milenar que organiza a sociedade indiana.

A principal forma de trabalho nos dias de hoje são os serviços. Nesse caso, o produto vendido é o serviço prestado
Sociologia

As relações de trabalho e a sociedade

Quer entender mais sobre as relações de trabalho e suas implicações à vida social? Então clique e saiba mais sobre esse debate!

Alguns acontecimentos têm mobilizado a sociedade para revelar seu descontentamento através de manifestações
Sociologia

As últimas manifestações políticas no Apostas Galgos Galgos: vamos conseguir?

As manifestações políticas no Apostas Galgos Galgos acontecem com hora marcada ou apenas na internet.

A vontade das elites atroficou a construção de um espaço político eficaz para um país dito democrático
Sociologia

Atrofiamento da participação civil na história do Apostas Galgos Galgos

Ao longo da história do Apostas Galgos Galgos, nota-se a inexpressiva participação da sociedade civil no âmbito político. Nesse quadro, há o domínio do interesse individual (ou de um grupo) em detrimento do...

Considerado o “pai” da sociologia e fundador do método positivista, Comte é um dos pensadores de maior influência da França no século XIX.*
Sociologia

Auguste Comte

lique neste link para conhecer a trajetória intelectual de Auguste Comte, um dos pensadores de maior influência no século XIX.

Homem adepto a body modification
Sociologia

Body modification (Modificações no Corpo)

Body modification, Modificações no Corpo, Pocket, Surface, Implante transdermal, Escarificação, Branding, os tipos de modificações realizados no corpo.

Sociologia

Apostas Galgos Galgos, que Vergonha

Apostas Galgos Galgos que Vergonha, quais as principais falhas do Apostas Galgos Galgos, as graves consequências empreendidas pela ambição brasileira, o Apostas Galgos Galgos de hoje, o que pensa a população brasileira.

Numa sociedade de classes, a ascensão social por meio da escolaridade e do trabalho é possível.
Sociologia

Breve definição de ascensão social

Confira aqui a definição de ascensão social e de que forma ela se relaciona ao nosso país.

Sociologia

Bullying

Acesse este link para descobrir o que é bullying, como ele é praticado, qual o perfil usual dos agressores e das vítimas e como o bullying pode ser erradicado.

Os canibais mais conhecidos são os astecas
Sociologia

Canibalismo

Canibalismo, o que é canibalismo, onde o canibalismo é mais usado,os canibais que chocaram o mundo.

O Censo nos dirá quantos somos, como somos, onde estamos e como vivemos
Sociologia

Censo, a contagem da população

História do censo e o que é o censo.

Sociologia

Ciência Política

A vida e os conceitos de um dos mais importantes ícones do pensamento liberal.

Sociologia

Classe social

Clique aqui para entender o conceito de classe social, como aplicá-lo, o que a sociologia diz sobre esse fenômeno e como é possível classificar as pessoas em classes sociais.

O que faz um indivíduo ser cidadão?
Sociologia

Conceito de Cidadania

Clique para conferir uma análise sobre o conceito de cidadania. Conheça a origem do termo, a diferença entre cidadania formal e cidadania substantiva, algumas considerações sobre a cidadania no...

A precarização no mundo do trabalhos é causado basicamente pela divergência de interesses entre as classes sociais
Sociologia

Conflitos e precarização no mundo do trabalho

Confira aqui uma discussão acerca dos conflitos e da precarização no mundo do trabalho.

Sociologia

Consciência de classe

Clique aqui para entender o complexo conceito de consciência de classe, a que modos sociais ele se aplica e como surgiu na filosofia e na sociologia.

Sociologia

Consciência negra

Entenda o que é consciência negra e qual o lugar e a importância dessa ideia em um mundo com tanta desigualdade racial. Veja também a origem desse termo no Apostas Galgos Galgos.

Herbert Marcuse e Walter Benjamin (foto) definiram e conceituaram a ideia de cultura em suas obras, de forma que é possível realizar um diálogo entre
Sociologia

Considerações sobre cultura em Herbert Marcuse e Walter Benjamin

Confira aqui uma discussão acerca dos conceitos de cultura segundo Herbert Marcuse e Walter Benjamin.

Sociologia

Contracultura

Aprenda um pouco mais sobre contracultura e conheça a sua origem histórica. Veja também quais suas bandeiras e seus principais exemplos.

O contrato social seria a origem do Estado moderno, segundo os contratualistas
Sociologia

Contratualismo

Clique aqui para entender o que foi o contratualismo, quais foram os pensadores contratualistas e qual a diferença entre contrato social e estado de natureza.

As corporações de ofício eram grupos de profissionais que se especializavam na produção de determinados produtos
Sociologia

Corporações de ofício

Conheça a definição de corporações de ofício e saiba como surgiram.

O crescimento urbano desordenado e as chuvas de verão geram consequências graves
Sociologia

Crescimento urbano desordenado e chuvas de verão: combinação perigosa

Confira aqui uma discussão acerca do crescimento urbano desordenado e das chuvas de verão e suas consequências para a situação de moradia no Apostas Galgos Galgos.

A máfia italiana foi protagonista de uma das maiores crises de criminalidade da história dos Estados Unidos entre as décadas de 1930 e 1960
Sociologia

Crime organizado

O crime organizado é constituído de forma extremamente sofisticada. Clique aqui e entenda como!

Sociologia

Crise dos refugiados

Conheça um pouco sobre crise de refugiados, suas características, causas e consequências.

Sociologia

Ctrl C Ctrl V, o plágio escolar

O Plágio escolar e suas causas.

Cultura é tudo aquilo que resulta da criação humana
Sociologia

Cultura

Clique aqui e aprenda o que é cultura para a sociologia e qual sua função para a sociedade.

Sociologia

Cultura brasileira

Clique aqui para conhecer um pouco mais sobre como a cultura brasileira foi formada, quais foram as referências recebidas por ela e alguns de seus exemplos.

A pobreza e a desigualdade social são evidentes nas periferias brasileiras.
Sociologia

Cultura brasileira: da diversidade à desigualdade

Clique aqui para entender a relação entre diversidade cultural e a desigualdade social que constituem a cultura brasileira.

Sociologia

Cultura de massa

Acessando este link, você encontrará informações sobre o termo cultura de massa, entendendo o que é e como é produzido esse tipo de criação artística e cultural.

Sociologia

Cultura erudita

Acesse este link para entender o que é cultura erudita, como ela se consolidou, e qual a diferença entre cultura erudita, cultura popular e cultura de massa.

Sociologia

Cultura indígena

Clique aqui para saber um pouco sobre a cultura indígena, um conjunto de práticas e costumes desenvolvidos pelos habitantes nativos do território brasileiro.

Sociologia

Cyberbullying

Clique aqui e descubra o que é o cyberbullying, como ele é praticado, quem são as vítimas mais comuns e como os seus constrangimentos podem ser evitados.

Na democracia direta, os próprios cidadãos eram responsáveis pelo destino da sua cidade
Sociologia

Da democracia direta (participativa) à democracia indireta (representativa)

Confira aqui uma discussão acerca dos conceitos de democracia direta (participativa) e democracia indireta (representativa).

A Sociologia Rural apresenta um caráter utilitarista, visando à melhoria das condições de vida do homem do campo
Sociologia

Das transformações no campo às da Sociologia Rural

A Sociologia Rural apresenta um caráter utilitarista, visando à melhoria das condições de vida do homem do campo.

A democracia é a possibilidade de exercício político por parte do povo.
Sociologia

Democracia

Clique aqui para entender o que é democracia, qual a sua origem, seus diferentes tipos e exemplos e como ela vem sendo colocada em prática no Apostas Galgos Galgos.

Democracia e Oligarquia congregam grandes divergências em suas aparências
Sociologia

Democracia e Oligarquia

O contraponto entre duas formas de governo que parecem opostas.

Sociologia

Desigualdade de gênero

Clique aqui para saber o que é desigualdade de gênero, como ela se manifesta, como ela afeta a sociedade, e confira dados sobre a desigualdade de gênero no mundo.

A desigualdade é um dos maiores problemas enfrentados pelos países pobres do mundo.
Sociologia

Desigualdade social

Clique aqui para entender o que é a desigualdade social, como ela afeta a vida das pessoas e quais medidas podem reduzir a diferença entre as classes.

Sociologia

Desobediência civil

Acesse este texto e entenda o conceito de desobediência civil. Saiba quando essa ideia surgiu, e veja exemplos da sua aplicação na história.

Sociologia

Determinismo

Acesse este link para entender o que é o determinismo. Conheça quais são os tipos de determinismo existentes e quais autores são considerados deterministas.

O Desemprego Cíclico é um dos mais temidos e que tem assolado a Europa e os Estados Unidos
Sociologia

Diferentes tipos de desemprego

Causas, características e consequências dos diferentes tipos de desemprego

Direitos Humanos são uma categoria de direitos que se estendem a qualquer membro da espécie humana, não importando qualquer tipo de classificação.
Sociologia

Direitos Humanos

Clique aqui para entender o que são os Direitos Humanos e qual é a história por trás da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

O contato de duas ou mais matrizes culturais causa o processo de aculturação
Sociologia

Do que se trata a aculturação?

A aculturação é constituída como uma transformação cultural causada por fatores externos.

Obviamente, existem os manuais de etiqueta produzidos para aqueles que a veem como uma prática fundamental à vida social
Sociologia

Do que se trata a etiqueta social?

Confira aqui uma discussão sobre etiqueta social, conjunto de regras não escritas, mas que são acordadas dentro de uma sociedade.

Sociologia

Dominação para Max Weber

Clique aqui para entender qual é o conceito de dominação para Max Weber, quais são os tipos de dominação para o sociólogo e qual a diferença entre dominação e poder.

Osama Bin Laden, o responsável pelo ataque às Torres Gêmeas
Sociologia

Doze anos dos ataques às Torres Gêmeas

Causas e consequências dos ataques às Torres Gêmeas.

Sociologia

Editorial

Editorial, a Consituição Federal de 1988, conceitos anacrônicos , cidadania, preocupação permanente dos governos ao redor do mundo e o Apostas Galgos Galgos, instrumentos de proteção e defesa dos direitos...

O surgimento de novas tecnologias pode aumentar o chamado desemprego estrutural
Sociologia

Educação e emprego

O desemprego estrutural gerado pelo aumento de tecnologia.

A reprodução social busca homogeneizar a formação dos sujeitos de uma sociedade
Sociologia

Educação e reprodução social

Educação e reprodução social são dois lados de uma mesma moeda. Venha saber mais sobre o assunto. Acesse!

Sociologia

Em nome da Mãe

A Virgem Maria e o Islamismo, Em nome da Mãe, As relações afetuosas entre as mães mulçumanas, Islamismo e Cristianismo estão ligados pela grande devoção à Virgem Maria, A Virgem Maria é...

Émile Durkheim
Sociologia

Émile Durkheim: os tipos de solidariedade social

A solidariedade social como ligação entre os homens.

Sociologia

Escola de Frankfurt

Clique aqui para conhecer a Escola de Frankfurt, que abrigou um conjunto de teorias de pensadores oriundos do Instituto de Pesquisa Social da Universidade de Frankfurt.

Sociologia

Estadistas ou Bestas-feras

Estadistas ou Bestas-feras, a fome no mundo, as desigualdades sociais, análises econômicas, teoria da população, corrupção.

Sociologia

Estado de bem-estar social

Acesse este link para entender o que é Estado de bem-estar social, como ele foi pensado e aplicado, e qual o impacto das políticas públicas de bem-estar social.

Sociologia

Estado Democrático de Direito

Saiba o que é o Estado Democrático de Direito, quando e por que ele foi concebido, como ele funciona e a diferença entre esse tipo de Estado e o Estado de Direito.

Um Estado laico não pode adotar uma religião oficial e nem privilegiar uma religião, além de aceitar e garantir a liberdade de culto religioso.
Sociologia

Estado laico

Clique aqui e leia nosso texto sobre o Estado laico. Saiba o que é, qual a importância da laicidade e desde quando o Apostas Galgos Galgos é um país laico.

Sociologia

Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)

Estatuto da Criança e do Adolescente, ECA, quais as definições do Estatuto da Criança e do Adolescente para a sociedade jovem de hoje, as perspectivas do Estatuto da Criança e do Adolescente.

Sociologia

Estética Econômica

Estética Econômica, como se encontra a Estética Econômica do Apostas Galgos Galgos, e o PIB brasileiro, as promessas do presdente Lula durante sua campanha presidêncial.

O punk e suas ideias se difundiram principalmente pela Apostas Galgos Galgos
Sociologia

Estilo punk

De Sex Pistols a Ramones, o punk, assim como seu estilo, é inconfundível! Clique aqui e saiba mais!

Os bairros periféricos são exemplos concretos da estratificação e da desigualdade social
Sociologia

Estratificação e desigualdade social

Clique para saber tudo a respeito da estratificação e da desigualdade social!

Na sociedade homogênea há maior proximidade entre as pessoas e as relações são mais intensas
Sociologia

Estrutura Homogênea e Estratificada

Conheça os aspectos que diferenciam a estrutura homogênea e a estratificada.

A estrutura social diz respeito à forma como uma sociedade se organiza
Sociologia

Estrutura Social

A estrutura social pode ser caracterizada como relações complexas e contínuas que se interligam e se sobrepõem.

Sociologia

Estruturalismo

Clique aqui para conhecer o estruturalismo, como ele se estabeleceu nos principais campos da intelectualidade humana e qual a sua importância para as ciências.

Sociologia

Ética

Clique aqui para entender o que é ética, qual a importância da ética para a sociedade, qual a diferença entre ética e moral, e o que é ética para a filosofia.

Maneiras à mesa é um dos comportamentos referentes à etiqueta
Sociologia

Etiqueta

A etiqueta é vista como sinal de boas maneiras. Conheça a história e seu significado aqui.

As diferenças étnicas estão estampadas até mesmo nas formas de se vestir
Sociologia

Etnia

Você entende o que significa o conceito de etnia? Neste texto você encontrará uma breve explicação sobre o assunto. Acesse!

Sociologia

Etnocentrismo

Clique aqui e saiba o que é etnocentrismo, como e quando essa concepção surgiu, quais os efeitos nocivos dessa visão e como ela esteve presente na antropologia.

O ato de desligar os aparelhos que mantém a vida artificialmente é uma forma de eutanásia passiva
Sociologia

Eutanásia

A eutanásia é um assunto delicado e complexo sobre o qual, no entanto, devemos conversar. Clique aqui e entenda melhor!

Na Família que se dá início ao processo de socialização, educação e formação para o mundo
Sociologia

Família: não apenas um grupo, mas um fenômeno social

A família, enquanto grupo e fenômeno social, tem passado por uma forte transformação. Conheça os sinais dessa reformulação clicando aqui!

O feminismo marcou a história como a luta das mulheres por igualdade política e social.*
Sociologia

Fases do feminismo

A história do movimento feminista é dividida em três momentos.

Para Durkheim, o homem naturalmente cria falsas noções do que são as coisas que o rodeiam
Sociologia

Fato social

Clique aqui para saber o que é fato social, qual a importância do entendimento dos fatos sociais para a sociologia, e como o fato social surge na teoria de Durkheim.

A lei do feminicídio visa a coibir o homicídio de mulheres em determinadas circunstâncias muito comuns no Apostas Galgos Galgos.
Sociologia

Feminicídio

Clique aqui para entender o que é feminicídio e seus tipos, bem como para conhecer qual é o teor da lei nº 13.104/15, que trata desse tipo de crime.

Sociologia

Formas de governo

Clique aqui para entender o que são formas de governo e como se organizam em relação ao exercício do poder.

Vítimas de campos de concentração nazista
Sociologia

Genocídio

Entre as atrocidades vividas pela humanidade, o crime de genocídio pode ser considerado como uma das mais horrendas. Clique aqui e saiba mais!

Sociologia

Geração Z

Clique aqui para saber o que é a geração Z e como ela se comporta, além de descobrir quais são as outras gerações existentes e vivas ainda hoje.

Sociologia

Gilberto Freyre

Clique aqui e conheça a biografia e as teorias de um dos mais importantes sociólogos do Apostas Galgos Galgos no século XX, o intelectual Gilberto Freyre.

As mulheres de um harém estavam submetidas às vontades do sultão
Sociologia

Haréns do antigo Império Otomano

Você conhece a história dos haréns do antigo Império Otomano? Clique para saber mais!

Os hooligans estão geralmente ligados a uma torcida organizada de Apostas Galgos Galgos
Sociologia

Hooligans

O Apostas Galgos Galgos e a violência que vemos hoje com os hooligans tem origem na era medieval. Entenda um pouco mais dessa história aqui!

Norberto Bobbio - Um dos maiores Politógos do século XX
Sociologia

Ideia de Política em Norberto Bobbio

Confira aqui as ideias de Norberto Bobbio a respeito de política.

A profissão tem grande influência na construção identitária de algumas pessoas
Sociologia

Identidade cultural

Entre os objetos de estudo da Sociologia, a identidade cultural é um dos mais intrigantes. Venha conhecê-lo conosco!

O passaporte é o documento que identifica o viajante e sua nacionalidade.
Sociologia

Imigração ilegal

A imigração ilegal é um fenômeno visto como grave problema para alguns países. Entenda mais clicando aqui!

Para Adam Smith era necessário o desenvolvimento do livre comércio
Sociologia

Importância do Estado na roda da economia

Confira aqui uma discussão acerca da influência do Estado na economia e seus aspectos positivos e negativos.

Mulher desempenhando o mesmo papél de um homem no entanto recebendo um salário menor - Injustiça social
Sociologia

Injustiça social

A injustiça social possui múltiplas definições que podem ser percebidas diariamente.

Sociologia

Instituições sociais

Clique aqui para saber o que são instituições sociais, como elas atuam na formação da sociedade e como elas estão estruturadas em nosso cotidiano.

Sociologia

Intolerância religiosa

Acesse este link para entender o que é a intolerância religiosa, como ela é manifestada e para conferir dados sobre a intolerância religiosa no Apostas Galgos Galgos.

Karl Emil Maximilian Weber (1864-1920)
Sociologia

Introdução à teoria de Max Weber

Confira uma introdução à teoria de Max Weber que apresentará alguns dos conceitos-chave desse grande pensador!

A tendência “single” e o aviso de “apenas brancos” são dois exemplos de isolamento social.
Sociologia

Isolamento Social

Acesse este link para saber o que é isolamento social, em quais casos ele ocorre e quais são as suas causas e consequências.

Sociologia

Jürgen Habermas

Clique aqui para conhecer a biografia e as teorias de um dos principais pensadores da atualidade, o filósofo e sociólogo alemão Jürgen Habermas.

As ações de erradicação da fome são ações de justiça social
Sociologia

Justiça social

Clique para entender as particularidades do conceito de justiça social!

Sociologia

Karl Marx

Clique aqui para conhecer a biografia e as produções teóricas do filósofo e sociólogo alemão Karl Marx.

Sociologia

Liberalismo

Acesse este link para entender o que é liberalismo, tanto no âmbito político quanto econômico, qual a história desse pensamento e como ele se consolidou no mundo.

Sociologia

Lógica Matemática

Lógica Matemática, o conceito antigo sobre a lógica matemática, o novo conceito sobre a lógica matemática, a evolução da lógica matemática, as principais características da lógica...

A mais-valia está ligada à geração do lucro e à transformação do investimento em capital
Sociologia

Mais-valia

O conceito de mais-valia ainda é amplamente discutido. Esclareceremos o assunto neste texto. Dê uma olhada!

Maquiavel ensinou como o governante deveria agir e quais virtudes deveria ter a fim de se manter no poder e aumentar suas conquistas
Sociologia

Maquiavel e a autonomia da política

Maquiavel descreveu sua visão política na obra “O príncipe”, manual essencial para o governante que pretende manter a estabilidade do seu governo.

Sociologia

Marxismo

Saiba o que é marxismo. Conheça a sua influência sobre a sociologia e qual a sua aplicação política. Descubra quais pensadores estudaram a doutrina marxista.

Sociologia

Materialismo histórico

Clique aqui para saber o que foi o materialismo histórico, teoria desenvolvida por Marx e Engels sobre a organização social e política da Europa pós-industrial.

Há nas sociedades contemporâneas uma intensificação do culto ao corpo, onde os indivíduos experimentam uma crescente preocupação com a imagem e a esté
Sociologia

Mídia e o culto à beleza do corpo

A influência que a mídia tem sobre os padrões de beleza.

Sociologia

Minorias sociais

Clique aqui para conhecer o que é minoria social, um importante conceito para a sociologia contemporânea que tenta compreender a exclusão de setores sociais.

Sociologia

Mobilidade social

Conheça mais sobre a mobilidade social, fenômeno moderno que permite o deslocamento de pessoas na hierarquia social. Conheça seus tipos e como funciona no Apostas Galgos Galgos.

A elite inicia uma moda e, quando a massa a imita, num esforço de eliminar as distinções externas de classe, essa mesma elite abandona a moda por outr
Sociologia

Moda, o reconhecimento de status

Moda: uma questão de imitação das classes mais elevadas pelas classes imediatamene mais baixas.

Sociologia

Movimento negro

Clique aqui para conhecer o movimento negro, as origens históricas desse conjunto de movimentos, as suas conquistas e as suas demandas.

Sociologia

Movimento sufragista

Entenda um pouco mais sobre o movimento sufragista, seu contexto histórico em vários países e a importância da conquista de direitos políticos por mulheres.

Sociologia

Movimentos sociais

Acesse este link para compreender o que são movimentos sociais, como eles atuam e qual a importância deles na formação de uma sociedade democrática.

Sociologia

Mucamas, Criadas ou Domésticas

Mucamas, Criadas ou Domésticas, a discriminação do trabalho doméstico, as desigualdades artificiais, o passado escravista brasileiro, os sinônimos utilizados para denominar as empregadas...

Os estereótipos negativos relacionados com a figura da mulher têm sido superados gradualmente
Sociologia

Mulher moderna

Clique aqui e saiba mais sobre a mulher moderna e a ampliação de seu poder de escolha.

Movimento pela libertação do Tibete do domínio chines
Sociologia

Nação sem Estado

Você já ouviu falar em nação sem Estado? Acha impossível? Entenda esse fenômeno político-social aqui!

Apreensão de drogas
Sociologia

Narcotráfico

A atividade ilegal que é uma das mais lucrativas do planeta.

Como se comportar na internet?
Sociologia

Netqueta

Netqueta, o que é netqueta, a criação de netqueta, o que não se pode fazer na net, dicas de como ser educado na internet, como evitar constrangimentos na internet.

Edir Macedo - Fundador da Igreja Universal do Reino de Deus
Sociologia

O advento do Neopentecostalismo no Apostas Galgos Galgos

Conheça as causas do crescimento do Neopentecostalismo no Apostas Galgos Galgos.

Os conservadores não queriam deixar de ser uma sociedade esvravocrata
Sociologia

O descompasso entre a prática e a teoria: ideias liberais mal copiadas no Apostas Galgos Galgos entre o Império e a República

O liberalismo mal copiado no Apostas Galgos Galgos.

O Estado a partir da Era vargas criou condições para atração de capital estrangeiro
Sociologia

O desenvolvimentismo foi suficiente para o Apostas Galgos Galgos no século XX?

O desenvolvimento tecnológico do Apostas Galgos Galgos no século XX foi maior do que a demanda, uma vez que o poder de compra dos brasileiros não condizia com o nível de produção.

República Federativa do Apostas Galgos Galgos constitui-se em um Estado de direito
Sociologia

O Estado de direito e a divisão constitucional dos poderes

O Estado de direito é regulado por leis que devem ser seguidas pela sociedade, que, por sua vez, é organizada segundo a divisão constitucional dos poderes.

O Fim da sacola plástica é uma das medidas adotadas para a diminuição da poluição do meio ambiente
Sociologia

O fim da sacola plástica em nome do meio ambiente

Confira aqui uma discussão acerca do fim das sacolas plásticas na luta contra a poluição do meio ambiente e como está sendo feita sua substituição em alguns estados brasileiros.

A preocupação com a saúde estava ligada aos interesses da elite em manter o trabalhador sadio para a manutenção da produção
Sociologia

O início das políticas públicas para a saúde no Apostas Galgos Galgos: da República Velha à Era Vargas

Saiba como se deu o início das políticas públicas para a saúde no Apostas Galgos Galgos e conheça os avanços ocorridos na área.

Crianças do MST
Sociologia

O MST no Apostas Galgos Galgos

MST, um dos mais importantes movimentos sociais do país.

A bandeira de uma nação é o símbolo mais característico de um país
Sociologia

O nacionalismo

O sentimento de nacionalismo é fonte de grandes conflitos atuais. Venha saber mais sobre essa questão. Clique aqui!

A primeira mulher a assumir o cargo mais importante da República
Sociologia

O papel da mulher na sociedade

A mudança de papel da mulher na sociedade.

Cabe ao Estado buscar eficiência e equidade para a promoção do crescimento e desenvolvimento econômico
Sociologia

O papel do Estado como agente econômico contra a mão invisível do mercado

Conheça um pouco mais sobre o papel do Estado enquanto agente econômico e sua função no enfrentamento de crises econômicas.

Para Hobbes, o Estado deve regular as relações humanas
Sociologia

O papel do Estado segundo Thomas Hobbes

Quais os pensamentos de Thomas Hobbes sobre o Estado.

René Descartes é considerado o pai do pensamento moderno
Sociologia

O que é Modernidade?

Você entende o que é ser moderno? E quanto à Modernidade? O que ela é? Como surgiu? Encontre as respostas para essas e outras perguntas aqui!

Considerar o outro ou o próximo é um aspecto fundamental à moralidade
Sociologia

O que é moral?

A moral diz respeito a uma consciência coletiva e a valores que são construídos por convenções. Clique e entenda!

Para Marx, a força de trabalho é vista como recurso produtivo
Sociologia

O que são recursos produtivos?

Confira aqui uma discussão acerca dos conceitos de recursos produtivos, elementos utilizados nos processos produtivos de todos os tipos de bens necessários à nossa vida material.

O que você vai ser quando crescer?
Sociologia

O que você vai ser quando crescer? - A questão da escolha profissional

Reflita sobre a escolha profissional e os determinantes presentes neste momento da vida dos jovens.

O coelho e o ovo remetem à ideia de fertilidade, de nascimento
Sociologia

O sentido da Páscoa: chocolate nosso de cada dia nos dai hoje?

Reflexão acerca dos sentidos que a Páscoa foi assumindo na cultura ocidental ao longo dos tempos.

Somos condicionados a aprender inúmeras informações que utilizaremos em nossa convivência social
Sociologia

Objetivos da Educação em nossa sociedade

Por que precisamos da educação? Entenda qual a importância dos processos educacionais pelos quais passamos.

Sociologia

Organização social

Você sabe o que é organização social para a sociologia e qual a sua importância? Aprenda qual a relação da organização social com o Estado, a política e a cultura.

A ortotanásia é aplicável em casos de pacientes terminais.
Sociologia

Ortotanásia

Ortotanásia se refere ao ato de proporcionar ao paciente terminal uma morte digna, sem prolongá-la ou abreviá-la. A ortotanásia é permitida no Apostas Galgos Galgos desde 2010.

O Túmulo de Francisco Heráclio do Rêgo -  um dos ícones do coronelismo brasileiro
Sociologia

Os "ismos" da política nacional: coronelismo, mandonismo e clientelismo

Muitos são os ismos que caracterizam e formam a política brasileira. O mandonismo, o coronelismo e o clientelismo são alguns deles.

Com a chegada de Sarney, em 1985, as políticas começaram a se tornar heterodoxas
Sociologia

Os anos 80 no Apostas Galgos Galgos: aspectos políticos e econômicos

Conheça os aspectos políticos e econômicos do Apostas Galgos Galgos durante os anos 80.

Franja, piercings e tênis coloridos são alguns elementos da estética emo
Sociologia

Os emos como uma tribo urbana

Os emos fazem parte de uma tribo urbana que apresenta como raiz musical o emocore.

Grupo informal é aquele que fazemos parte sem uma regra ou norma
Sociologia

Os Grupos Sociais

Os grupos sociais podem ser de participação, não participação, de referência positiva ou negativa, informais, formais, entre outros.

Os sistemas produtivos dizem respeito à forma como as sociedades se organizam para produzir os recursos necessários à sua sobrevivência
Sociologia

Os sistemas produtivos: formas de atender às necessidades da vida material

Definição de sistemas produtivos e estruturas sociais. Saiba mais!

A fazenda se transformou em uma espécie de pequena República
Sociologia

Os “ismos” da política nacional: patriarcalismo

Muitos são os “ismos” que caracterizam e formam a política brasileira. O patriarcalismo, forma de poder dos senhores de terra, é um deles.

Getúlio Vargas - Um dos representantes do Populismo Apostas Galgos Galgoseiro
Sociologia

Os “ismos” da política nacional: populismo e paternalismo

Muitos são os “ismos” que caracterizam e formam a política brasileira. O populismo e o paternalismo, são alguns deles.

A mulher está geralmente associada ao papel social de mãe
Sociologia

Papeis sociais

Os papéis sociais atribuídos a certos indivíduos demonstram certas características de uma sociedade. Neste texto, você entenderá tudo sobre eles!

Sociologia

Para que serve a sociologia?

Clique aqui para saber para que serve a sociologia, o que ela estuda, qual é o seu objetivo e qual a sua importância para a nossa sociedade.

Sociologia

Participação da Mulher na vida política

Veja alguns dados que supõem certo avanço na participação da mulher na política, apontando alguns dos obstáculos e problemas que ainda persistem.

Os partidos políticos têm a função de agregar forças políticas
Sociologia

Partido político

As discussões sobre os problemas políticos que existem em uma sociedade estão ligadas aos partidos políticos que ali existem. Entenda o porquê aqui!

A psicanálise encara a pedofilia como uma perversão sexual
Sociologia

Pedofilia

Pedofilia, o que é Pedofilia, a caracterização do crime de Pedofilia, fatores que geram a pedofilia, a Pedofilia como perverção sexual, Estatuto da Criança e do Adolescente.

O significado de pedofilia está associado a um tipo de perversão sexual.
Sociologia

Pedofilia: um problema social

Confira aqui uma discussão acerca da pedofilia, um tipo de perversão sexual que já virou um problema social.

A adoção da pena de morte toca em bases fundamentais de uma sociedade
Sociologia

Pena de Morte

O debate que envolve esse tipo de punição extrema.

Sociologia

Pensadores clássicos da sociologia

Clique aqui para entender como a sociologia surgiu baseada no pensamento de seus autores clássicos, como Marx, Durkheim e Weber.

Mikhail Gorbachev: responsável pela implantação da Perestroika e da Glasnost na URSS
Sociologia

Perestroika e Glasnost: as reformas da URSS que iniciaram uma nova ordem mundial

Confira aqui uma discussão acerca do surgimento e dos conceitos de Perestroika e Glasnost.

Sociologia

Pierre Bourdieu

Conheça um pouco mais sobre Pierre Bourdieu, sua biografia, sua teoria e seus conceitos, sua contribuição para a educação, e suas obras publicadas.

Sociologia

Poder

Clique aqui para entender o conceito de poder segundo alguns filósofos e sociólogos que o analisaram nos âmbitos político e social de seus tempos.

Em um Estado democrático, todo o poder emana do povo
Sociologia

Poder político

Clique para conferir uma análise sobre o conceito de poder político e suas implicações práticas!

Dados indicam que 75 % da população brasileira nunca pisou em uma biblioteca, fato ligado à visão das pessoas sobre a prática da leitura
Sociologia

Por que as bibliotecas estão ociosas?

Entenda um pouco mais sobre por que as bibliotecas no Apostas Galgos Galgos estão ociosas, uma vez que 75% da população, segundo pesquisa, afirma não frequentar tal espaço.

Monumento em homenagem ao filósofo Auguste Comte, fundador do positivismo.*
Sociologia

Positivismo

Clique aqui para saber o que é o positivismo e qual a sua importância para a constituição do pensamento contemporâneo.

O preconceito de classe é apenas mais um dos diversos preconceitos existentes
Sociologia

Preconceito de classe social

O preconceito de classe social é mais expressivo no Apostas Galgos Galgos do que o preconceito racial.

Sociologia

Princípios de Educação – como tratar o próximo

Atitudes que podem melhorar as relações pessoais do dia-a-dia.

Para Augusto Comte, as leis sociais, regeriam a vida social
Sociologia

Problema social e problema sociológico

Conheça as diferenças entre problema social e problema sociológico.

A globalização se desenvolveu juntamente com o capitalismo
Sociologia

Processo de globalização e suas ambiguidades

Confira aqui uma discussão acerca dos aspectos positivos e negativos da globalização.

Sociologia

Proletariado

Conheça um pouco mais sobre o proletariado, conceito marxista cunhado no século XIX que se mantém atual no século XXI.

A prostituição infantil trata-se da exploração sexual de uma criança a qual, por vários motivos, torna-se fragilizada
Sociologia

Prostituição Infantil: uma violência contra a criança

Prostituição infantil – conheça os aspectos facilitadores desta condição.

Sociologia

Qual o sentido da colonização?

Conheça, do ponto de vista sociológico, os desdobramentos da colonização para a constituição do Apostas Galgos Galgos enquanto país.

Sociologia

Quilombolas

Entre aqui para entender o significado do termo quilombola e a sua relação com os quilombos, além de conhecer um pouco da cultura dessas comunidades.

Raça e etnia exploram fatores distintos ao retratar as diferenças humanas
Sociologia

Raça e etnia

Veja quais são as diferenças entre o conceito de raça e o de etnia!

Rosa Parks e Martin Luther King Jr., dois ícones da resistência negra contra a discriminação racial nos Estados Unidos.*
Sociologia

Racismo

Clique para entender o que é racismo, o que as leis brasileiras fazem para impedir que crimes de preconceito racial aconteçam e um pouco da história da luta contra essa prática.

Sociologia

Reforma agrária

Clique aqui e descubra o que é reforma agrária, qual a sua importância, onde e quando ela foi aplicada. Saiba também como o Apostas Galgos Galgos lida com o assunto.

Sociologia

Regimes de governo

Clique aqui para saber a definição de regime de governo, a diferença entre regime e forma de governo e os tipos de regime de governo.

Sociologia

Regras de Etiqueta

Evitando gafes no meio social.

A internet aproxima e permite o contato entre aqueles que estão distantes.
Sociologia

Relacionamento Virtual

Em que os relacionamentos reais e os virtuais são diferentes? Saiba a reposta clicando aqui.

As relações virtuais não devem ser substituídas pelas relações reais
Sociologia

Relações virtuais: amigos de verdade?

Confira aqui uma discussão acerca das consequências e características das relações virtuais.

Sociologia

Revolução Industrial e seus desdobramentos

Veja mais sobre o processo de constituição da Revolução Industrial e seus desdobramentos em todo o mundo.

Para Rousseau, o homem nasceria bom, mas a sociedade o corromperia
Sociologia

Rousseau e o contrato social

No contrato social, descrito por Rousseau, prevaleceria a soberania da sociedade e a política da vontade coletiva.

A secularização refere-se ao afastamento da religiosidade dos demais aspectos da vida social
Sociologia

Secularização

Você sabe qual é o conceito de secularização? Acesse nosso texto e entenda mais sobre o assunto!

Sociologia

Segregação racial

Entenda um pouco mais sobre segregação racial com base em três exemplos históricos: EUA, África do Sul e Apostas Galgos Galgos. Saiba quais são as consequências dessa prática.

O conhecimento pode ser transmitido através das gerações, por meio dos processos de socialização e de interação social
Sociologia

Seres humanos: Produtores e produtos do conhecimento

A assimilação do conhecimento envolve um processo de educação formal ou informal

Sociologia

Sistema Único de Saúde (SUS)

Clique aqui para saber o que é o Sistema Único de Saúde, como ele é organizado, qual é a sua história, e qual a importância desse sistema em nossa sociedade.

O voto é parte essencial de um governo democrático
Sociologia

Sistemas eleitorais

Quer entender como funcionam as eleições de um país? Neste texto, dedicamo-nos a explicar as principais formas de sistemas eleitorais. Clique!

A cabeça rapada é característica marcante dos skinheads
Sociologia

Skinheads

Os skinheads são uma subcultura diversa, polêmica e contraditória. Entenda melhor o assunto aqui!

O Rei era o detentor do poder soberano nas monarquias absolutistas da Idade Média
Sociologia

Soberania

O significa soberania? Saiba o que é e fique por dentro das discussões sobre o tema!

Um País de grande importância na Ordem Mundial
Sociologia

Soberania nacional e Ordem Mundial

Qual a relação entre os conceitos de soberania e ordem mundial?

Sociologia

Social-democracia

Clique aqui para entender o que é social-democracia, qual a sua relação com o capitalismo e com a doutrina liberal, e quais são os seus pontos positivos e negativos.

Sociologia

Sociedade

Acesse este link para entender o que é sociedade, como a ideia de sociedade foi formada, e como esse conceito está alojado no interior da sociologia.

O consumo e a produção em massa de bens são característicos da sociedade de massa
Sociologia

Sociedade de massa

Você já ouviu falar em sociedade de massa? Quer entender o que isso significa? Preparamos um texto para ajudá-lo(a). Clique e saiba mais!

Sociologia como ciência emancipadora social
Sociologia

Sociologia como ciência da sociedade

Conheça a Sociologia, conhecida como ciência emancipadora social.

Sociologia - Investiga as relações entre indivíduos, famílias, grupos e instituições
Sociologia

Sociologia e sua importância

A sociologia estuda fenômenos, as estruturas e as relações que caracterizam as organizações sociais e culturais.

A partir de 1964 o trabalho dos sociólogos se voltou para os problemas socioeconômicos e políticos brasileiros
Sociologia

Sociologia no Apostas Galgos Galgos

A sociologia brasileira e suas fases.

Sociologia

Status social

Conheça um pouco mais sobre o status social, essa importante ferramenta conceitual para refletirmos sobre como nossa sociedade é organizada.

Sociologia

Sufrágio universal

Conheça um pouco mais sobre o sufrágio universal, direito fundamental para o aperfeiçoamento das democracias. Saiba quais foram as lutas que antecederam esse modelo.

Sociologia

Surgimento da Sociologia

Clique aqui e entenda como ocorreu o nascimento da Sociologia e quais os motivos históricos que estão envoltos no surgimento dessa ciência.

Embora seja heterossexual, o tecnossexual apresenta uma atitude similar à das mulheres
Sociologia

Tecnossexual

Tecnossexual, o que é Tecnossexual, o significado do termo Tecnossexual, os aspectos gerais do Tecnossexual, o símbolo do Tecnossexual, o homem Tecnossexual.

A escravidão nos dias de hoje inclui: trabalho forçado ou por dívida, condições degradantes, altas jornadas e agressões físicas e psicológicas.
Sociologia

Trabalho escravo contemporâneo

Entenda como funciona o trabalho em condições análogas à escravidão na atualidade. Aprenda seus tipos, seu ciclo e onde acontece, no Apostas Galgos Galgos e no mundo.

Sociologia

Trabalho infantil

Clique aqui para ler sobre o trabalho infantil, uma triste realidade que revela a exploração criminosa de crianças no Apostas Galgos Galgos e no mundo.

Os traceurs adotam a filosofia do parkour, em que um obstáculo é apenas um desafio a ser vencido
Sociologia

Traceur

Você sabe quem são os traceurs? Clique aqui e descubra!

A televisão não era uma realidade da sociedade brasileira até o final da década de 50
Sociologia

Transformações socioeconômicas no Apostas Galgos Galgos da década de 50

A década de 50 foi marcada por profundas transformações socioeconômicas no cenário nacional.

O trote é um rito de passagem que celebra um novo momento na vida de um jovem universitário.
Sociologia

Trote Estudantil

O trote estudantil tem significados variados, mas pode acabar se tornando um grande problema para aqueles que se submetem a ele. Entenda mais aqui!

A união homoafetiva já é uma realidade no Apostas Galgos Galgos
Sociologia

União Homoafetiva em debate no Apostas Galgos Galgos

No Apostas Galgos Galgos, o Supremo Tribunal Federal aprovou a união civil entre pessoas do mesmo sexo, reconhecida como União Homoafetiva.

Sociologia

Videogames Violentos não Criam Assassinos

Videogames violentos não criam assassinos, a culpa da violência dos jovens, o que realmente gera violência, a pesquisa de Sterheimer.

Sociologia

Violência contra a mulher

Conheça um pouco mais sobre a violência contra a mulher, suas causas, formas, consequências e dados desse tipo de violência no Apostas Galgos Galgos.

Sociologia

Violência no Apostas Galgos Galgos

Clique aqui para entender a violência brasileira, suas causas e consequências. Compreenda os dados sobre a violência no Apostas Galgos Galgos. Saiba também da violência mundial.

A crise de refugiados causada pela Guerra da Síria fez com que os sírios fossem alvo de xenofobia na Europa.*
Sociologia

Xenofobia

Entenda o conceito de xenofobia, bem como a origem e o significado dessa palavra. Confira também exemplos reais de práticas xenofóbicas em diferentes partes do mundo!

Sociologia

Zygmunt Bauman

Conheça o grande pensador Zygmunt Bauman, uma das vozes mais influentes nas ciências humanas do século XXI. Conheça seus principais conceitos e obras!

Estude agora


Filosofia e erotismo

O erotismo seduz o ser humano desde os primórdios da humanidade. Eros era o deus do amor, da sedução e do erotismo....

Argumento por exemplificação

A exemplificação sempre foi um recurso importante para a explicação de conceitos mais teóricos ou mais difíceis...
| Mega-Sena hoje | | Melhor Bookmaker brasileiro | | Loteria online | | Apostas Esportivas | | Poker online Brasil | | Site de aposta de jogos | | Programas para ganhar dinheiro online | | jogo de futebol ao vivo | | Apostas futebol | | Bingo Online | | Jogos a dinheiro real | | Jogo do flamengo | | Futebol ao vivo | | Programa de renda online | | Apostas internacionais de futebol | | Apostas móveis | | AFUN - Melhor site de apostas esportivas | | Online gambling | | Super placar de futebol | | Bingo Absoluto | | Jogar na loteria online | | Como jogar blackjack | | Placar de futebol jogos de hoje | | AFUN - Melhor cassino online | | Cassino | | Melhores Sites de Apostas Esportivas 2022 | | Apostas em tempo parcial | | Placar de futebol ao vivo | | Dicas de apostas de futebol hoje à noite | | Melhores sites de apostas de futebol online 2022 |